ECOCARDIOGRAMA FETAL


O que é?

O ecocardiograma fetal é um ultrassom (US) do coração do feto, ele complementa o US morfológico. Deve ser realizado por um cardiologista pediátrico com especialização em ecocardiografia fetal. É um exame não invasivo, que não traz nenhum risco para a mãe ou para o feto.

Qual a função do exame?



Avaliar a anatomia e a função do sistema cardiovascular fetal, assim como o ritmo cardíaco fetal e também as complicações decorrentes de outras doenças da mãe e do feto – É no ecocardiograma fetal que se detecta alterações como a Tetralogia de Fallot, a Transposição dos grandes vasos, os defeitos de Septo atrio-ventricular (DSAV) entre outras cardiopatias congênitas. Quando alguma doença cardíaca fetal é detectada, o cardiologista pediátrico consegue determinar se o bebê necessita nascer em um centro especializado em cardiopatias congênitas ou se não há essa necessidade. Avaliar a existência de arritmias cardíacas fetais, sendo que algumas delas podem precisar de tratamento ainda antes do nascimento.




Quando está indicado o ecocardiograma fetal?



Todas as gestantes deveriam fazer o ecocardiograma fetal, uma vez que, aproximadamente, 90% dos bebês que nascem com algum problema cardíaco não possuem nenhum fator de risco familiar e nem na gestação. Alguns fatores de risco, que tornam ainda maior a importância do ecocardiograma fetal: - Idade materna (>35 anos) - História familiar de cardiopatias congênitas - Doenças maternas (diabetes, lúpus) - Algumas infecções adquiridas durante a gestação – (rubéola, citomegalovirose, toxoplasmose), - Alterações de outros órgãos fetais detectadas no morfológico - Suspeita de síndromes e/ou alterações genéticas fetais.


Qual o período ideal para realizar o exame?



A partir das 20 semanas até momentos antes do nascimento, lembrando que quanto mais avançada a gestação, menor o espaço para movimentação do feto, o que pode dificultar a visualização das estruturas cardíacas. Ideal: entre 24 e 34 semanas de gestação.



Curta meu site e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
  •   
  •   
  •   
  •   
  •