ECOCARDIOGRAMA PEDIÁTRICO


O que é?

É um exame de ultrassom que permite ver e analisar o coração em movimento, as válvulas cardíacas e os principais vasos que chegam e saem do coração. Através do ecocardiograma é possível detectar malformações do coração e alterações de sua função.

Qual a função do exame?



Permite o diagnóstico de muitas doenças cardíacas, sejam elas congênitas (já presentes ao nascimento), como a Tetralogia de Fallot (Síndrome do bebê azul), transposição dos grandes vasos, comunicação interventricular (CIV), comunicação interatrial (CIA), defeito do septo átrio-ventricular (DSAV), coarctação de aorta, estenose ou insuficiência de válvulas cardíacas, ou sejam elas adquiridas ou manifestas na infância ou adolescência, como miocardiopatias (ex: miocardiopatia hipertrófica ou dilatada), endocardites, vasculites (ex: doença de Kawasaki), lesões valvares por febre reumática, entre outras. O ecocardiograma permite também a avaliação dos efeitos causados ao coração por doenças sistêmicas ou medicamentos, como hipertensão, diabetes, medicamentos quimioterápicos (medicamentos usados no tratamento do câncer), arritmias.




Quais os riscos do exame?



Como qualquer exame de ultrassom, o ecocardio não é invasivo, não oferece riscos ao paciente, não o expõe a radiação, e na imensa maioria das vezes não requer nenhum tipo de sedação ou preparo prévio.


Curta meu site e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
  •   
  •   
  •   
  •   
  •